Connect with us



Notícias

Produtor rural aposta em nova atividade com três novos aviários

Publicado

em

Após dedicar toda sua vida na criação de vacas leiteiras, Roberto Hickmann, de 56 anos, decidiu somar forças com sua filho e seu genro para encarar um novo desafio: a avicultura. A ideia surgiu com a necessidade de encontrar uma atividade com manejo mais facilitado dentro de sua propriedade, localizada em Aurora do Iguaçu, distrito de São Miguel do Iguaçu. A mudança de atividade partiu do zero e se tornou realidade mesmo diante da pandemia da COVID-19. Em menos de seis meses, Hickmann concluiu o projeto ambiental e obteve liberação do crédito para a construção de três aviários. Em entrevista à Rádio Jornal, o produtor rural afirmou que se surpreendeu com esta agilidade.

O investimento para as obras foi financiado através da Cresol Costa Oeste, instituição financeira cooperativa, com recursos subsidiados pelo Governo Federal. De acordo com a Gerente Talita Terra, responsável pela Agência de São Miguel do Iguaçu, a avicultura representa uma das principais demandas do município.

O projeto para o financiamento foi encaminhado nos primeiros dias do Plano Safra 2020/2021, iniciado em julho. O Engenheiro Agrônomo Andrey Niero, gestor da Niero Planejamentos, relata o correto planejamento foi fundamental para a liberação em tempo recorde. O recurso foi enquadrado no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (INOVAGRO)

Com a Licença Ambiental em mãos, as obras dos três aviários estão em fase de terraplanagem. De acordo com o Engenheiro Ambiental da BioSolaris, Claudinei Almeida, a uma recente alteração na legislação simplificou o processo e tornou possível o investimento na pequena propriedade.

A estrutura do senhor Roberto Hickmann terá capacidade para produzir mais de cem mil aves por ciclo, atendendo a grande do setor.

Redação: Fernando Figa / Reportagem: Márcio de Souza / Imagens: Luiz Henrik
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu