O estoque de medicamentos para pacientes com covid-19 no Paraná está perto do fim. O alerta foi feito pelo Secretário de Saúde, Beto Preto, em entrevista à Aerp (Associação das Empresas de Radiofusão do Paraná), na quarta-feira (22). “Temos alguns estoques de medicamentos para mais três, quatro dias”, alertou Beto Preto, ao ressaltar que a situação é “muito urgente”.
Na entrevista, Beto também falou das dificuldades enfrentadas pelo Estado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Conforme o secretário, a situação está mais “apertada” macrorregional Oeste – que compreende as regionais de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo – e macrorregional Leste – englobando região metropolitana de Curitiba e Litoral.
Ainda sobre a falta de medicamentos, o secretário afirmou que o Ministério da Saúde está fazendo uma operação de compra no exterior por meio da Organização Pan-Americana de Saúde e que o governo irá acompanhar e integrar esse processo.
“A situação é muito grave, mas com muito respeito, sou obrigado a dizer isso. Conseguimos, ventiladores, profissionais, hospitais nos ajudaram até agora, porém agora existe uma falta crônica, aguda, de medicamentos para manter cidadãos paranaenses sedados quando estão entubados”, alerta.
Diante desse cenário, Beto Preto orienta a população a redobrar os cuidados para evitar a transmissão do vírus. “Isso para não ficar doente, para não precisar ir ao hospital, porque apesar de termos leitos nesse momento faltam medicamentos”, destacou.
Fonte: Catve