A Prefeitura do município de Toledo divulgou na manhã desta terça-feira (30), o Decreto de Nº 843/2020, que prevê a reabertura do comércio varejista local a partir desta quarta-feira (01º), de julho. No entanto no período da tarde o Governo do Estado do Paraná emitiu um decreto estadual, que delimita o fechamento do comércio não considerado essencial no Estado por 14 dias.
Mesmo com o decreto estadual em vigor o primeiro posicionamento da Prefeitura de Toledo é para a manutenção do que está delimitado no Decreto Municipal. De acordo com as primeiras informações obtidas pela reportagem do Toledo News, a gestão municipal pretende manter o seu decreto em vigor, mas aguarda um parecer jurídico para anunciar oficialmente.
A assessoria de imprensa se manifestou com o seguinte comunicado: “Boa tarde, ainda não há nenhuma decisão com relação ao Decreto Estadual. Permanece o Decreto Municipal publicado hoje pela manhã. Qualquer alteração estaremos comunicando a todos”.
Em Live realizada nesta terça-feira, o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), disse que o decreto estadual é uma determinação e não uma recomendação. “Quero registrar que o STF deixou claro que a decisão municipal também tem o seu peso. Por isso, tomei a liberdade de ligar e falar diretamente com os prefeitos, para que estas decisões que o estado está tomando e o decreto que estou assinando possam ser acompanhados pelos prefeitos. Não é uma orientação, é um decreto com força de fechamento” frisou, Ratinho Júnior.
O decreto municipal liberou a abertura de todo o comércio varejista, que encontrava-se fechado a 10 dias. Foram liberadas também as atividades autônomas e de prestação de serviços e também as academias, que encontravam-se fechadas desde o dia 08 de junho.
Em boletim informativo realizado nesta manhã o prefeito, Lucio de Marchi, ponderou que espera a colaboração dos comerciantes e da população após a reabertura do comércio varejista em Toledo. “Tomei essa decisão com o aval do COE e devido a eficácia dos 10 dias que o comércio permaneceu fechado. Nesse momento nós temos de levar em consideração também a situação econômica de nossa cidade e por isso os estabelecimentos serão abertos de forma responsável, mas é claro que pedimos a colaboração de todos, para que as normas sanitárias sejam respeitadas na íntegra”, destacou, Lucio de Marchi.
Posicionamento da Prefeitura de Cascavel
A Prefeitura do município de Cascavel divulgou uma nota à imprensa no início da noite, na qual diz que acatará o decreto estadual, mas ressaltou que juntamente com a 10ª Regional de Saúde, apresentará na quinta-feira (02), justificativas ao Estado, na tentativa de deixar a cidade fora das restrições.
Em pronunciamento realizado nesta tarde o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, destacou que o município é o que mais realiza testes para a Covid-19 no Estado e por isso possui um número de casos elevados. Cascavel tem priorizado a realização de exames RT-PCR, que são considerados mais eficazes.
O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, está elaborando uma planilha com dados, que apontam que Cascavel tem atuado com responsabilidade no enfrentamento ao novo Coronavírus.
Por fim o prefeito, Leonaldo Paranhos, reforçou que desde o início da pandemia, Cascavel tem desenvolvido ações de enfrentamento a Covid-19 como a efetivação do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, que conta com 14 leitos de UTI e 28 de enfermaria que estão atendendo exclusivamente pacientes de Covid-19. Além disso, Cascavel estruturou o Hospital de Campanha Nei Senter Martins, onde está funcionando um centro de triagem que atende todos os dias da semana.