Connect with us



Destaques

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu realiza primeira captação de órgãos de 2020

Publicado

em

Safismi
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), realizou na tarde desta segunda-feira (06), a primeira captação de órgãos do ano, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição em parceria com a equipe do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).

O doador, um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo cranioencefálico grave e politraumatismo, teve sua morte encefálica confirmada por meio de exames realizados seguindo todo o cumprimento de uma série de protocolos descritos, bastante criteriosos.

Foram captados: rins, coração para válvulas, fígado e globo ocular.

A seleção de um paciente que aguarda por um transplante, ocorre com base na gravidade de sua doença, tempo de espera em lista, tipo sanguíneo, compatibilidade anatômica com o órgão doado e outras informações médicas importantes.

Captações 2019 – O HMPGL em 2019 realizou ao todo 22 captações de múltiplos órgãos que beneficiaram dessa maneira, a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante. Em 2018, foram realizadas 32 captações.

Segundo dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a taxa de não autorização familiar é ainda o maior entrave, para que um órgão seja doado no Brasil.

Assessoria

Uniguaçu