Não é spam. A Receita Estadual do Paraná tem enviado aviso por SMS aos contribuintes que o boleto do IPVA não será enviado por Correio.
As mensagens são encaminhadas para lembrar que a partir de janeiro o pagamento do IPVA deve ser feito, porém os motoristas não vão mais receber a guia em casa.
A medida tem por objetivo alertar o contribuinte sobre o vencimento, além de reduzir a inadimplência na arrecadação dos impostos.
Com a medida a Secretaria de Estado da Fazenda afirma que vai economizar cerca de R$ 8 milhões com os gastos de impressão e envio das correspondências.
Os donos de veículos com placas final 1 e 2 têm até o dia 23 de janeiro para pagar o imposto à vista, com desconto de 3% ou para o pagamento da primeira parcela, para quem preferir quitar o imposto em três vezes.
Dia 24 é o prazo para as placas com final 3 ou 4 e segue até o dia 29 para quem tem placa com final 9 ou 0.
O imposto continua sendo pago facilmente nos sete bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Banco Cooperativo do Brasil). Basta que o proprietário do veículo compareça ao caixa com o número do Renavam, sem emissão da guia. Para os clientes dos bancos credenciados o pagamento pode ser feito em outros canais de atendimento – terminal de autoatendimento, internet ou app.
O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.
