Connect with us



Notícias

Grupo de gestantes recebe treinamento do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Safismi

Durante a tarde de ontem (05) a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF de São Miguel do Iguaçu realizou mais uma palestra com as mães que fazem parte do projeto ‘Gestante Gerar e Nascer’.

O encontro na sede do NASF contou com a participação especial dos bombeiros, sendo eles, o Soldado Thalison, Soldado Branco, Soldado Bearzi e Tenente Claudio, responsável pela Unidade do Município, que ficaram responsáveis em passar um treinamento sobre os primeiros socorros às mamães presentes.

Na oportunidade, as gestantes aprenderam manobras importantes para crianças de até um ano de idade, quando apresentam engasgos. Através de aulas práticas, elas tiraram todas as dúvidas de como fazer o procedimento correto.

Para quem não compareceu, as orientações são as seguintes:

Segure-a (de bruços) com o rosto voltado para baixo e com a cabeça mais baixa que o tórax;
2. Cuidado ao apoiar a cabeça, sustente-a firmemente com seu antebraço;
Aplique cinco golpes energéticos no meio das costas (usando o punho da mão com os dedos estendidos);
Vire a criança (de barriga para cima) firmemente apoiando sua cabeça e a mantendo mais baixa que o corpo;
Observe se ocorreu à saída do objeto, caso contrário aplique cinco compressões rápidas no tórax (utilize três dedos para aplicar as compressões no meio do tórax, entre a linha dos mamilos);
Se esse procedimento não expulsou o objeto, peça ajuda e acione o serviço de emergência (SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193);
Repita os procedimentos acima até a chegada do serviço de emergência.

Vale lembrar que o reflexo que muitos pais têm na hora do engasgo é enfiar o dedo na garganta da criança para retirar o alimento entalado, mas isso pode mais atrapalhar do que ajudar. Se depois de comprimir o peito da criança você conseguir ver o alimento no fundo da garganta, você pode tentar enfiar o dedo para tirá-lo – tente com o mindinho, que é mais fino. Se você não conseguir enxergar o alimento e enfiar o dedo, provavelmente vai empurrá-lo mais para baixo. Na dúvida, não hesite em chamar o serviço de emergência.

Os encontros do ‘Gestante Gerar e Nascer’ são realizados mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês, na sede do NASF que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Central. O próximo está marcado para dia 02 de setembro, às 13h30, todas as mamães são-miguelenses estão convidadas a participar.

 

Assessoria

Uniguaçu