Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Associação de Abstêmios de São Miguel do Iguaçu reforça alerta sobre riscos do consumo excessivo de álcool

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (16), a Rádio Jornal recebeu Adelci Barbiero Fenille, mais conhecida como Dete, responsável pela Associação de Abstêmios de São Miguel do Iguaçu.

Durante a entrevista, Dete destacou o trabalho realizado pela entidade e chamou a atenção para os indícios de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ressaltando as consequências que o alcoolismo pode trazer não apenas ao indivíduo, mas também às famílias. Ela chamou a atenção para a forma como o alcoolismo se manifesta.

“O alcoolismo é uma doença. Como saber se eu tenho essa predisposição? É quando eu bebo esporadicamente, mas já altera o meu comportamento. Muitas vezes, a pessoa é tímida, bebe para se soltar, sentir coragem, e acaba gostando daquela sensação. Essa é a primeira fase do alcoolismo, quando ninguém percebe que está mexendo com uma doença que já está dentro de si”, destacou.

Segundo Dete, é importante observar as mudanças no comportamento logo após a ingestão de bebidas alcoólicas.

“Tem pessoas que ficam engraçadas, como se fossem palhaços. Outras querem agredir, porque o álcool libera aquilo que elas já guardavam. O álcool é a primeira droga, dificilmente alguém vai para outro tipo de droga sem passar por ele. O problema é que essa doença é progressiva e fatal, e muitas vezes evolui sem que a pessoa perceba”, explicou.

A Associação de Abstêmios tem caráter filantrópico, cultural e educativo. Está localizada na Rua Santo Faletti, nº 71, no Bairro Paraguaçu, em São Miguel do Iguaçu. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, às 20h, e são abertas à comunidade.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (48) 9 9110-8669, com Dete, ou (45) 9 9982-6651, com Mário.

Confira a entrevista completa:

Uniguaçu