Connect with us



Agricultura

Preços do trigo recuam com avanço da colheita no Paraná

Publicado

em

Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que os preços do trigo caíram nos últimos dias, refletindo o avanço da colheita da nova safra, sobretudo no Paraná, combinado à desvalorização do dólar frente ao real.

Nesta segunda-feira (15/9), o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação média de R$ 1.383,70 a tonelada do trigo pão ou melhorador no Paraná, uma queda de 1,75% desde o início de setembro.

No Rio Grande do Sul, a tonelada do trigo brando estava cotada a R$ 1.267,31, recuo de 1,29% no acumulado do mês.

Segundo o Cepea, vendedores passam a ficar mais ativos no mercado spot. Já compradores estão retraídos, indicando estar abastecidos com cereal importado em meses anteriores.

No relatório de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a estimativa de produção brasileira, diante da menor área cultivada. A safra foi projetada em 7,536 milhões de toneladas, 3,5% abaixo da apontada em agosto e 4,5% inferior à de 2024 – o menor volume desde 2020.

A área deve somar 2,449 milhões de hectares, queda de 3,8% sobre o relatório anterior e de 19,9% em relação a 2024. Segundo pesquisadores do Cepea, o ligeiro aumento de 0,3% na produtividade (3,077 t/ha) não compensa a retração da área.

Com informações Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA

Uniguaçu