Connect with us



Notícias

Festival Reino de Luz e Copa Regional do Iguaçu destacam crescimento da ginástica rítmica no município

Publicado

em

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura e Esporte, realizou na noite de sexta feira, 15, o Festival de Ginástica Rítmica – Reino de Luz e no sábado, 16 de agosto, a programação continuou com a realização da Copa Regional do Iguaçu, reunindo atletas da ginástica rítmica de Foz do Iguaçu, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.

A ginastica rítmica iniciou em São Miguel do Iguaçu em abril de 2022, sendo um projeto oferecido pelo Governo Municipal de forma gratuita, que atende meninas a partir de 06 anos de idade, hoje, com mais de 70 atletas, está realizando um trabalho de aprimoramento das técnicas da ginástica rítmica (GR), trabalhando o ritmo e leveza. E para demonstrar a evolução do trabalho, além de compartilhar experiências com projetos da região, foram realizados os dois eventos.

O Festival de Ginástica Rítmica – Reino de Luz reuniu as ginastas de São Miguel do Iguaçu e da Associação de Ginástica Toledana – AGITO, que realizaram diversas apresentações destacando o encanto dessa modalidade que mistura o esporte e a cultura.

A professora Chirle Teixeira da Silva, responsável técnica pelas atletas de São Miguel do Iguaçu, comentou com muita emoção o momento vivido pela GR. “Hoje é um dia muito especial acompanhar o crescimento dessas meninas dentro da modalidade, pois a cada dia vemos uma estrela brilhar ainda mais forte. Elas já chegam até nós como pequenas estrelas e com dedicação, treino e ensaios vamos lapidando esse talento. O resultado é um brilho que cresce a cada aula, a cada apresentação, enchendo de orgulho todos nós. Todos poderão ver e se encantar com o talento e a dedicação dessas jovens atletas”, exaltou.

O coordenador técnico do projeto AGITO, Reinaldo Bento Solange Paludo, celebrou a participação no evento. “Estamos muito felizes em participar deste evento em São Miguel do Iguaçu. Desejamos que o projeto aqui cresça, dê frutos e se torne tão sólido quanto o nosso em Toledo. As portas estão abertas para o intercâmbio entre cidades, porque, no fim, quem ganha são as crianças, as famílias e a ginástica”, festejou.

Já a Copa Regional do Iguaçu reuniu escola de São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Medianeira em uma competição cheia de magia e emoção.

“Lívia Fiorini Manera, de 10 anos, atleta de São Miguel do Iguaçu comentou “O evento estava muito legal, e participar foi muito especial, fiquei muito ansiosa e nervosa, mas depois passou e vi que deu tudo certo, eu gosto de participar e fazer ginastica, é muito bom”.

“Muito legal este evento, alegre animado, adorei me apresentar, na hora da um nervoso, mas vou acompanhando a música e no final estou muito feliz”, destacou Isabela Braga de Sousa, 10 anos, atleta de Foz do Iguaçu.
“A ginástica rítmica tem crescido e se destacado a cada ano em São Miguel do Iguaçu, sendo motivo de orgulho para todos nós”, destacou a presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini. “Esse projeto, iniciado na gestão do Senhor Motta, hoje segue recebendo apoio e incentivo. Parabenizo os pais pelo incentivo dado aos filhos e filhas, e agradeço à professora Chirle pela dedicação, assim como à Secretaria de Cultura e Esporte pelo apoio constante”, relatou.
“As crianças apresentaram todo o trabalho desenvolvido ao longo das aulas, trazendo para o palco um espetáculo repleto de magia e da luz que brilha no olhar de cada uma delas. O festival contou com a participação especial da Associação do Agito, de Toledo, referência em ginástica rítmica. A equipe, que já conquistou diversas premiações e participou de várias competições nacionais, mostrando um pouco de seu talento e inspirando também as nossas futuras atletas. Muito obrigada a todos e parabéns! ”, finalizou a diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias.

Assessoria

Uniguaçu