O evento marca o começo de uma semana voltada à valorização da história, da arte e da cultura. A proposta é aproximar a comunidade do universo dos museus por meio de exposições, oficinas e apresentações culturais. Durante a cerimônia, os alunos da Associação Pestalozzi encantaram o público com uma apresentação de ginástica acrobática, demonstrando talento, dedicação e a importância da inclusão nas atividades culturais do município.
As autoridades destacaram a importância de manter viva a memória local e incentivar a participação da população em ações culturais. “Esse é um evento de nível estadual, vivenciado por todos os municípios durante a Semana Nacional de Museus. Ele representa um resgate da nossa história, trazendo para o presente as memórias dos pioneiros e também do nosso dia a dia. É uma forma de fazer história, promovendo acessibilidade, inclusão e valorizando o trabalho das nossas associações”, destacou a diretora do Departamento de Cultura, Marlei Scussel Farias.
O vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees, representou o prefeito e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Antonio França, e destacou que iniciativas como a Semana de Museus ajudam a fortalecer o sentimento de pertencimento e a valorização da identidade cultural.
“A gente tem essa integração e um diálogo muito harmônico com o poder público, trocando experiências e pensando sempre no coletivo. Quando a região está bem, os municípios também vão bem. É assim, com união, que seguimos trabalhando e desenvolvendo. Aproveito para parabenizar o governo Motta e toda a equipe pelo trabalho realizado”, ressaltou Mees.
A programação da Semana Nacional de Museus segue nos próximos dias, com atrações que envolvem diferentes públicos e idades, como explica a diretora do Museu Municipal Regina Mallmann.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Sandro Alexandre (Tatu), disse que o momento é especial. “É muito importante, porque a gente vai resgatando o passado. Todo mundo vai ter a chance de vir aqui. Temos vários convidados pioneiros que vão contar a história. Haverá várias apresentações, com a participação de colégios e também de convidados de outras cidades”, comentou.