Connect with us



Agricultura

Cresol realiza Seminário de Sanidade da Tilápia e impulsiona piscicultura em São Miguel do Iguaçu e região

Publicado

em

A Cresol Conexão realizou o Seminário de Sanidade da Tilápia em São Miguel do Iguaçu, reunindo profissionais da piscicultura, autoridades e acadêmicos. O evento, que foi na segunda-feira (10), teve como objetivo impulsionar a atividade, conforme destacou o presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto. Ele explicou que a iniciativa foi idealizada pelo Programa de Empreendedorismo Rural. “Este projeto de atendimento ao campo sugeriu a realização deste seminário para mobilizar toda a cadeia produtiva de peixe da região”, afirmou.

A palestra principal foi ministrada pelo professor Dr. Carlos Augusto Gomes Leal, da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele abordou os principais desafios sanitários para a produção de tilápias, tanto no Brasil quanto na região. “Na região Sul, temos observado casos de doenças emergentes e a intensificação de outras já conhecidas. O objetivo é fornecer aos produtores estratégias de controle e orientações para prevenir a recorrência dessas doenças no futuro”, explicou Dr. Carlos.

O vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu e cooperado da Cresol, Claudio Rodrigues, também participou do evento e ressaltou o potencial do município. “Temos uma grande extensão de lâmina d’água e um enorme potencial para o crescimento da piscicultura. Já contamos com um frigorífico local e, além disso, outros na região atendem ao nosso excedente”, destacou.

Claudio enfatizou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do setor. “O sistema cooperativo, especialmente no crédito rural, tem um papel fundamental em fortalecer esse setor, que traz diversificação às atividades no campo”, frisou.

 

Segundo o presidente Zanelatto, a Cresol tem se destacado na oferta de crédito e soluções para a piscicultura em todo o Brasil, sendo referência junto ao BNDES. “Aqui na Cresol Conexão e na região, não tem sido diferente. Temos incentivado o desenvolvimento dessa cadeia produtiva e, nos últimos dois anos, investimos quase R$ 25 milhões na piscicultura”, explicou.

A Faculdade UNIGUAÇU foi uma das parceiras na realização do seminário. “É um prazer para a faculdade ser parceira de um evento como este, reunindo toda a comunidade para discutir uma importante cadeia produtiva da nossa região, a piscicultura. Aqui, temos líderes, produtores, professores e técnicos. O objetivo é promover essa discussão para aprimorar os processos e entender ainda mais essa cadeia produtiva, que já é um sucesso na nossa região e tem grande potencial para crescer ainda mais”, afirmou o Diretor de Expansão e Desenvolvimento, professor Dr. Fábio Corbari.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu