Neste sábado, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta por direitos, desafios superados e conquistas alcançadas ao longo dos anos.
Para falar sobre a importância da data, o Jornal da Manhã Entrevista desta sexta-feira, 07, recebeu a pesquisadora Fabiana David Depiné, bacharel em Direito, vinculada à Universidade Federal do Paraná e ao Instituto Brasileiro de Direito de Família e especialista em Direito de Família.
Durante a entrevista, Fabiana destacou avanços na legislação, desafios que ainda persistem e a importância de refletir sobre a equidade de gênero na sociedade. Um dos pontos abordados foi a desigualdade no mercado de trabalho, que, apesar dos progressos, ainda impõe barreiras às mulheres, especialmente na busca por cargos de liderança.
“A possibilidade de uma mulher ascender no mercado de trabalho e ocupar um cargo de liderança ainda enfrenta muitos desafios. Na maioria das vezes, mesmo sendo altamente qualificada, essa mulher acaba sendo preterida em relação a um homem na mesma disputa. A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é significativa, e a presença feminina em cargos de liderança continua sendo um obstáculo. Apesar das empresas afirmarem que suas escolhas são justas e baseadas no mérito, na prática, o reconhecimento e a ascensão profissional muitas vezes ainda favorecem os homens”, destacou Fabiana.
O Dia Internacional da Mulher reforça a necessidade de continuarmos debatendo e promovendo a igualdade de gênero em todas as áreas. Mais do que uma data comemorativa, o 8 de março é um momento para refletir sobre os desafios que ainda existem e celebrar os direitos que já foram conquistados. Feliz dia para você, mulher!