No começo da tarde desta quarta-feira (05/03), um menino brasileiro de 17 anos foi detido por servidores da Receita Federal, da Força Nacional e da Polícia Federal na Ponte Internacional da Amizade. Com ele, foram encontrados cerca de US$10.000,00 em smartphones descaminhados e um revólver calibre 38.
Servidores que atuavam na zona primária da Aduana da Ponte Internacional da Amizade notaram atividade suspeita na região em que contrabandistas costumam realizar “rapel” com fardos de mercadorias ou drogas. Por este motivo, acionaram uma equipe que se dirigiu até o local.
Quando representantes da Receita Federal, da Força Nacional e da Polícia Federal chegaram ao local indicado, já identificaram o menor com a arma de fogo engatilhada empunhada na mão direita e duas mochilas com as mercadorias na mão esquerda. Ele estava acompanhado de outra pessoa, que evadiu o local ao notar as forças de segurança.
Nesta situação, o menino foi abordado e detido. O menor de idade, que estava sem documentos, ao ser questionado alegou que roubou as mercadorias de dois “muambeiros” que estavam tentando passar os itens do Paraguai para o Brasil por meio do mecanismo de “rapel”. As mochilas continham smartphones de diferentes modelos.
O menino foi encaminhado para a Polícia Civil, junto com a arma de fogo, seguindo o protocolo adequado estipulado pela legislação. As mercadorias foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
O trabalho conjunto das equipes de repressão em pesquisas de inteligência e ações operacionais, assim como as parcerias com as demais forças de segurança, tem resultado em ganhos relevantes de eficiência e efetividade no combate. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: assessoria
