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São Miguel do Iguaçu

Golpistas usam novas táticas para enganar usuários e especialistas alertam sobre cuidados

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Diariamente, somos bombardeados por uma enxurrada de informações nos dispositivos eletrônicos, o que torna cada vez mais difícil distinguir o que é verdadeiro do que é fake. Nesse cenário, golpistas se aproveitam da confusão para enganar usuários, utilizando o nome de empresas renomadas para aplicar fraudes.

No Jornal da Manhã desta quarta-feira (29), recebemos o assessor de segurança da Sicredi Vanguarda, Odinei Gresele, e o gerente da agência do Distrito de Santa Rosa do Ocoí, Thiago Miguel Back, que explicaram como os golpistas agem e de que forma podemos nos prevenir.

Os criminosos usam diversas estratégias, como falsas notificações de compras aprovadas, ofertas de empréstimos e cobranças de dívidas inexistentes, entre outras artimanhas. Apesar da aparente legitimidade, todas essas abordagens têm o mesmo objetivo: enganar e lesar o consumidor. É fundamental que a população esteja atenta e tome precauções ao receber mensagens, e-mails ou ligações que envolvam dados bancários ou financeiros. Essas táticas estão sendo constantemente aprimoradas, alertou Odinei.

“Recentemente, monitoramos uma nova tática usada pelos golpistas. Eles informam à vítima que a agência bancária onde ela possui conta está sendo investigada pela polícia e que, supostamente, até o gerente estaria envolvido na trama criminosa. O objetivo dessa abordagem é amedrontar a vítima para que ela não entre em contato com a agência. Ao impedir essa comunicação, os criminosos evitam que a fraude seja descoberta e que a vítima receba o suporte necessário, como um alerta de que se trata de um golpe”, explicou o assessor de segurança.

Uma das principais recomendações é que o usuário nunca clique em links suspeitos, evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas e, principalmente, não informe dados pessoais ou bancários a terceiros.

O gerente Thiago explicou como o Sicredi se comunica com os associados. “O Sicredi raramente entra em contato por e-mail, pois essa não é uma prática comum da instituição. O principal meio de comunicação oficial com os associados é o WhatsApp Enterprise, uma versão corporativa da plataforma, que utiliza o mesmo número em todo o Brasil. Para garantir a autenticidade, ao receber uma mensagem desse canal, o usuário deve verificar se há um selo azul de verificação ao lado do nome ‘Sicredi’”, contou.

Além disso, Back ressaltou que o Sicredi nunca solicita informações pessoais ou bancárias dos associados, como número completo do cartão, código de segurança ou data de validade. Quando necessário, pode pedir apenas os quatro últimos dígitos do cartão para identificação no sistema. Qualquer solicitação de dados sensíveis deve ser vista com desconfiança.

Outra forma segura de comunicação é pelo próprio aplicativo do Sicredi, onde os associados recebem alertas e informações importantes por meio do ícone de notificação no canto superior da tela. Essas medidas visam aumentar a segurança e evitar que clientes caiam em golpes.

Confira a entrevista na íntegra:

 

Fonte: Rádio Jornal

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