Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Programa gratuito ajuda moradores de São Miguel do Iguaçu a parar de fumar; inscrições estão abertas

Publicado

em

Se a sua meta para 2025 é parar de fumar, essa é a sua chance! A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu, em parceria com o Ministério da Saúde, abriu as inscrições para o programa ‘Deixando de fumar sem mistérios’.

O programa é gratuito e oferece oito sessões em grupo, com 10 a 20 participantes, realizadas uma vez por semana, com duração de 1h30 por encontro. Antes de começar, cada participante passa por uma consulta médica para avaliação.

No Jornal da Manhã desta segunda-feira, 27, a psicóloga Talini Trich e a assistente social Lairce Rippel explicaram como funcionam os encontros e o processo de acompanhamento.

“O Janeiro Branco é o momento ideal para refletirmos sobre a saúde mental e darmos aquele pontapé inicial para organizar o ano. É hora de pensar ‘O que eu quero para este ano?’ Todos sabemos o quanto o cigarro faz mal, mas cada pessoa tem seus motivos para continuar fumando. Por isso, estamos com este grupo para oferecer apoio e tornar o processo de parar de fumar menos doloroso. Entendemos que é um desafio, principalmente para quem fuma há muitos anos, mas com o suporte certo, muitas pessoas conseguem superar o vício”, destacou a psicóloga.

A equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde é completa e diversificada. “Contamos com psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e outros profissionais que contribuem para o processo. Sabemos que é uma experiência difícil, especialmente para quem fumou durante muitos anos. Como grupo, buscamos oferecer todo o apoio necessário. A participação no programa é voluntária, porque o primeiro passo é a pessoa realmente querer superar o vício”, explicou Lairce.

Os interessados em participar do programa podem procurar informações diretamente na Unidade Básica de Saúde de referência ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 3565-8190 e falar com a psicóloga Talini Trich.

Confira mais informações e a entrevista completa: 

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu