Os Correios irão fechar 38 unidades da modalidade Correios Empresa (CEM), sendo quatro delas no Paraná. A decisão foi comunicada no dia 27 de dezembro e resultará na economia de R$ 8 milhões mensais para a estatal. As unidades que serão desativadas no estado são as de Curitiba, Londrina, Arapongas e Ponta Grossa.
Além do fechamento, os Correios também planejam reduzir o tamanho de outras 19 das 49 agências CEM que continuarão em operação.
Os CEMs são agências dos Correios que atendem empresas, oferecendo serviços personalizados para o setor privado. Criadas para proporcionar maior flexibilidade aos empreendedores, essas unidades focam em soluções customizadas para atender às necessidades específicas dos negócios.
A decisão, que visa readequar a estrutura da estatal, tem sido alvo de críticas, especialmente entre os servidores da empresa, conforme relatos no jornal interno da categoria.
Em resposta, os Correios informaram que as agências Correios Empresas foram criadas pela gestão anterior e que, após avaliação das áreas técnicas, foi decidido o fechamento de algumas unidades, devido ao desempenho abaixo das expectativas. Segundo a estatal, a decisão tem como objetivo otimizar recursos, focando nos negócios da empresa e no interesse público.
A nota esclarece que o encerramento das unidades não afetará o atendimento à população, que continuará com acesso às mais de 10 mil agências dos Correios em todo o país. No Paraná, a medida impactará apenas as agências em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Arapongas.
Em Curitiba, a população seguirá sendo atendida pelas 46 agências distribuídas pela cidade. O mesmo se aplica a Londrina (13 unidades), Ponta Grossa (7) e Arapongas (3). Em todo o estado, existem mais de 500 agências dos Correios em funcionamento.

Fonte: Catve.com