Connect with us



Agricultura

Previsão indica verão com chuvas regulares e safra de soja 2024/25 promissora no oeste paranaense

Publicado

em

As lavouras de soja no Oeste do Paraná estão apresentando um bom desenvolvimento. As chuvas regulares e as temperaturas dentro do esperado para a época têm favorecido o cultivo. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Paraná, atualmente, 92% das lavouras da safra 2024/25 estão em boas condições, 7% em situação regular e apenas 1% em estado desfavorável.

Amarildo Slovinski, sócio-administrador da Seguragro e especialista em seguro rural, afirma que há grande expectativa para uma safra promissora também na região, o que pode compensar a queda nos preços esperados pelos produtores. Atualmente, a saca está cotada em R$ 122,00, mas a tendência, segundo projeções do mercado, é que caia para R$ 100,00 ou menos até o período de colheita, quando a oferta de soja aumenta.

Assista a entrevista na íntegra:

O especialista alertou para os riscos associados à colheita, principalmente em relação ao uso de maquinários e equipamentos agrícolas, com destaque para o perigo de incêndios. Ele reforçou a importância de contratar seguros para máquinas agrícolas como uma etapa essencial na gestão de riscos no setor. Com o aumento da dependência de equipamentos tecnologicamente avançados para maximizar a produtividade, proteger esses bens com seguro é uma medida econômica e eficaz contra eventuais contratempos.

Slovinski também destacou as projeções para as lavouras de milho safrinha na região. O Simepar prevê um verão com chuvas dentro da média histórica, variando entre 146 mm e 179 mm, o que deve beneficiar a cultura, especialmente em sua fase inicial.

Safra de soja 2024/25 no Paraná

A área cultivada no Paraná nesta safra deve atingir 5,776 milhões de hectares, um leve recuo em relação aos 5,784 milhões de hectares registrados no ciclo anterior. Por outro lado, a produção total está projetada em 22,285 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 20% em comparação à safra 2023/24. A produtividade média esperada é de 3.858 quilos por hectare, superando os 3.200 quilos por hectare alcançados no período anterior.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu