Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Caminhada marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Foto: Rádio Jornal

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi lembrado nesta, segunda-feira (22) com uma caminhada no centro de São Miguel do Iguaçu. Várias mulheres e autoridades se reuniram na Rua Coberta para dar evidência ao assunto. O evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Regina Mallmann, falou sobre a ação.

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime. O autor do crime foi condenado a mais de 30 anos de prisão.

No Paraná, houve aumento tanto do crime de feminicídio quanto de tentativas. Conforme o anuário, os feminicídios aumentaram 5,2%, passando de 77 para 81 entre 2022 e 2023. O mesmo ocorreu com as tentativas de feminicídio que subiram de 69 para 74 casos registrados pela polícia. Além dos casos de feminicídio, outros tipos de violência contra a mulher também são preocupantes no Paraná.

A Secretaria do Estado de Segurança Pública registrou mais de 100 mil boletins de ocorrência por violência contra a mulher e 30 mil por violência doméstica entre janeiro e maio de 2024.

 

 

Fonte: Rádio Jornal com AEN

Uniguaçu