São Miguel do Iguaçu confirmou 110 novos casos de dengue no início deste mês de julho. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (03), foram registrados até o momento 1.964 casos da doença no atual período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023.
O boletim também informa que a cidade contabiliza 4.860 notificações, com 499 casos ainda em investigação. Há 178 casos de Dengue com Sinais de Alarme (DSA) e 2 casos de Dengue Grave (DG). Além disso, 2.397 casos foram descartados e houve o registro de um óbito. Os casos de chikungunya somam 03.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Fonte: Rádio Jornal São Miguel