A Secretaria Municipal de Educação de Itaipulândia, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, está realizando uma série de encontros de capacitação sobre a Lei Lucas (13.722/18). Esses encontros, ministrados pelo Soldado Fabiano Frey do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Iguaçu, têm como objetivo capacitar os profissionais das instituições de ensino em noções básicas de procedimentos de socorro em caso de obstrução das vias aéreas, com a manobra de Heimlich.
Desde abril, até o momento, foram realizados encontros nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e na Escola Carlos Gomes. A capacitação continuará nas demais escolas municipais. Todos os profissionais que atuam na área receberão as instruções, sendo: professores, jovens aprendizes, estagiários, cozinheiras, zeladoras, motoristas, monitoras do transporte escolar, direção e coordenação. Os encontros nos CMEI’s foram realizados em cada instituição, enquanto o da Escola Carlos Gomes ocorreu no Centro de Artes. As capacitações nas demais escolas também acontecerão em cada instituição.
A iniciativa atende à Lei Lucas, sancionada em 2018, que estabelece a obrigatoriedade de capacitação anual em primeiros socorros para todos os funcionários das instituições de ensino. A capacitação é fundamental para que os profissionais saibam como agir rapidamente em situações de emergência, podendo assim salvar vidas. Durante os encontros, são repassadas orientações e realizadas simulações práticas, como situações de engasgo com adultos e crianças utilizando bonecas.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa que está sufocando devido a um objeto estranho, como um pedaço de comida. Para realizar a manobra, posiciona-se atrás da vítima, envolvendo a cintura com os braços e colocando uma das mãos em punho logo acima do umbigo. A outra mão envolve o punho, e realiza-se uma série de compressões rápidas para cima e para dentro, criando uma pressão que pode expelir o objeto bloqueador. Esta técnica é eficaz e pode salvar vidas em situações de emergência.
Fotos: assessoria