Está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 dezembro, um mutirão de limpeza em São Miguel do Iguaçu. Conforme a coordenadora de Endemias, Dejane Dondossola, o objetivo é eliminar com os focos da dengue.
A moradora do Bairro Novo Mundo, Ivani Maria, já teve dengue e não quer pegar novamente.
As equipes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Viação estaão espalhadas por toda a cidade fazendo a recolha de materiais. Os agentes estão passando nos bairros com uniforme e crachá para orientar os moradores, como descreve Dejane.
Segundo o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no município, São Miguel do Iguaçu está com risco de epidemia de dengue. O Índice de Infestação Predial é de 4,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
De acordo com o Boletim da Dengue divulgado na última semana, já foram confirmados no ano epidemiológico 77 casos da doença. Foram registradas ainda, 648 notificações, sendo que 520 foram descartados e 51 estão em investigação.
Dona Ivani Maria avaliou de forma positiva o trabalho que está sendo realizado
No Paraná desde o início do atual período sazonal da doença, em 30 de julho de 2023, o Estado registra uma morte, 5.955 casos confirmados.
O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya.