Agentes da Receita Federal realizavam uma abordagem de rotina na Ponte Internacional da Amizade na segunda-feira , dia 14/08, e durante uma fiscalização a equipe de servidores apreendeu uma expressiva quantidade de cigarros eletrônicos que estava sendo transportada em um veículo alugado.
O veículo, com placas do Brasil, era conduzido por um cidadão brasileiro. De acordo com o motorista o valor estimado é de aproximadamente 30 mil reais em cigarros eletrônicos. Os servidores da Receita Federal efetuaram a retenção do veículo e apreensão das mercadorias. Todo o material apreendido, o veículo e o motorista, foi encaminhado às autoridades da Polícia Federal, que tomarão as medidas cabíveis.
Vale destacar que a venda de cigarros eletrônicos é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) visando preservar a saúde pública e garantir que produtos comercializados atendam aos padrões de segurança estabelecidos pelas autoridades competentes.
A Receita Federal ressalta a importância do combate à prática de contrabando e descaminho, que prejudicam não apenas a economia nacional, mas também colocam em risco a saúde dos consumidores, ao possibilitar a circulação de produtos sem a devida regulamentação e controle sanitário.
Fonte: RF/Foz