Connect with us



Paraná

Ministério confirma segundo foco de gripe aviária em aves silvestres no Paraná

Publicado

em

O Ministério da Agricultura confirmou na manhã deste domingo (25/6) dois novos focos de gripe aviária de alta patogenicidade em aves silvestres, elevando o total para 48. Segundo o Serviço Veterinário Oficial, foi confirmado um novo foco no Paraná, na cidade de Pontal do Paraná. No dia anterior, um caso na cidade paranaense de Antonina já havia sido confirmado. O segundo caso confirmado hoje pelo Ministério foi na cidade baiana de Alcobaça. Os dois novos focos confirmados nesta manhã afetaram a espécie trinta-réis-real. Há oito casos suspeitos sendo investigados agora.

Até o momento, apenas aves silvestres foram afetadas e não foram registrados casos da doença em aves de granjas de produção comercial ou em criação de subsistência, segundo o Ministério. Mas a descoberta da enfermidade em aves silvestres no Paraná, o maior produtor e exportador de carne de frango do país, acende um sinal de alerta.

Em 22 de maio, o Ministério da Agricultura decretou emergência zoossanitária em decorrência da descoberta dos focos de gripe aviária no país. Com isso, as medidas para impedir a chegada da doença aos plantéis comerciais foram reforçadas.

Como não há casos em plantéis comerciais, o Brasil segue com o status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e não há restrições à carne de frango brasileira.

Fonte: Globo Rural

Uniguaçu