A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu deu início nesta segunda-feira (05) à Semana do Meio Ambiente, uma série de atividades voltadas para conscientização ambiental. Com foco na importância da preservação, descarte adequado de resíduos e cuidado com nascentes e rios.
O secretário da pasta, Marcio Rogério Zanoni, informou que a primeira iniciativa ocorreu às margens do Rio Leão, divisa entre os bairros Sagrado Coração de Jesus e Jardim Social. O município solicitou ao Instituto Água e Terra (IAT) o pedido para realizar o desassoreamento desse rio e também do Rio Pinto, outro importante curso de água que corta a cidade.
Na terça-feira (06), as atividades continuarão na região do Jardim Liberdade, com a participação de estudantes da rede municipal. Na quarta-feira (07), ocorrerá mais uma etapa da Campanha Recicla SMI, oferecendo às pessoas a oportunidade de trocar materiais recicláveis por vales-compras, que poderão ser utilizados na Feira do Produtor. A ação ocorrerá no calçadão ao lado da prefeitura, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Nesse mesmo local, haverá também a coleta de resíduos eletrônicos e a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas.
Para encerrar o dia e a programação, o Grupo Sou Arte apresentará a peça teatral “Juliana e Romão, um caso de separação” às 19h, no Centro Esportivo Valter Marcon, resultado de uma parceria entre o Governo Municipal, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. A entrada é gratuita.