Connect with us



Chega Mais

7 Mitos sobre a visão

Publicado

em

Safismi

No imaginário popular, um boato contado várias vezes torna-se verdade. Quando falamos sobre saúde e doenças não é diferente. Desde a infância somos ensinados a não fazer muitas coisas para o bem da nossa saúde, mas na maioria das situações sequer conhecemos o real motivo das recomendações.

No que se refere à visão, você com certeza já ouviu muitos conselhos como: nunca leia com pouca luz; tire as lentes de contato ao viajar de avião; evite ficar perto do computador ou da TV para não prejudicar a vista; entre outros. Esses são alguns dos mitos mais comuns reproduzidos no dia a dia, embora haja razões médicas que controvertem tais informações.

MITO 1: USAR MUITO COMPUTADOR E TABLET COMPROMETE A VISÃO.

Hoje em dia, dificilmente ficamos longe dos dispositivos tecnológicos. A boa notícia é que podemos trabalhar e estudar diante das telas dos aparelhos por horas sem grandes receios. Quem não tem problemas de visão, não irá prejudicá-la se ficar em frente à tela. No entanto, se você passar bastante tempo em frente à tela, principalmente no notebook, tablet e celular, fique atento à distância do monitor. Se possível, mantenha uma distância de 35 a 40 cm, pois a proximidade exagerada leva a um maior esforço acomodativo que podem gerar desconforto.

MITO 2: SENTAR MUITO PERTO DA TV PREJUDICA A VISÃO.

Evitar se sentar muito perto da TV é uma das principais orientações que recebemos dos nossos pais e responsáveis quando ainda somos crianças, mas que não afeta a visão. “Realmente, assistir à televisão muito próximo da tela não induz nenhuma doença ocular, apenas sintomas acomodativos. Por essa razão, quando for assistir à TV é recomendável que a pessoa se posicione no mínimo entre 3 a 5 metros do aparelho usando a correção óptica adequada (óculos ou lentes), se necessário.

MITO 3: EXCESSO DE LEITURA CAUSA VISÃO CANSADA.

Leia à vontade. O máximo que pode ocorrer é um incômodo nos olhos devido às circunstâncias de leituras desfavoráveis, como ler sem óculos adequados e com luminosidade baixa.

MITO 4: LER NO ESCURO PREJUDICA A VISÃO.

Reiterando o mito anterior, a leitura em ambientes com pouca luz não prejudica a visão, porém pode causar algum desconforto. Sempre procure ler em ambiente com iluminação adequada para amenizar o contraste entre o claro e o escuro.

MITO 5: OLHOS CLAROS PODEM TER MAIS PROBLEMAS DO QUE OS ESCUROS.

Pessoas com olhos claros e escuros devem ter basicamente os mesmos cuidados.  No entanto, é recomendável que pessoas com olhos claros usem lentes protetoras com filtros ultravioleta. Em dias ensolarados, independentemente da cor dos olhos, todos estamos expostos ao alto índice de raios ultravioleta (UV). Então se lembre de utilizar óculos escuros para se proteger dos raios UVA e UVB, que podem causar vários problemas oculares como catarata e lesão na córnea e na retina.

MITO 6: ÓCULOS DE GRAU SÃO MELHORES QUE LENTES DE CONTATO PARA CORRIGIR A VISÃO.

Ambos são eficientes na correção óptica. Mas em determinados casos a lente de contato oferece certa vantagem. “A lente de contato leva a uma melhor visão do que os óculos para corrigir grau, pois é colocada sobre a córnea, diminuindo, desse modo, as aberrações ópticas (imagens com deformações)”, justifica o oftalmologista.

MITO 7: COLÍRIOS PODEM SER USADOS SEM RECEITA MÉDICA.

Assim como os demais medicamentos, nunca use colírios sem a indicação do oftalmologista. Isso pode trazer graves consequências aos olhos.

Uniguaçu