Connect with us



Notícias

7 cores de alimentos que fazem muito bem à saúde

Publicado

em

Safismi

O roxo da beterraba, o vermelho do tomate, o verde da couve… Cores que, além de serem bonitas aos olhos, fazem muito bem a nossa saúde, atuando diretamente no nosso sistema imunológico. Sabia?

E aí, curioso para saber o que cada alimento faz pelo seu organismo?

Confira e inspire-se para fazer do seu prato um grande arco-íris.

1. ROXO

Alimentos como alcachofra, ameixa, repolho, berinjela e até vinho tinto, feito com uva roxa, são ricos em ácido elágico, antocianinas e vitamina B1, que, entre outros benefícios, retardam o envelhecimento, previnem câncer e melhoram o sistema imunológico.

2. VERDE

Abacate, brócolis, couve, kiwi, limão, vagem… Todos os alimentos verdes que estão à nossa disposição na natureza são ricos em fibras, cálcio, vitamina A, clorofila e ferro (ainda mais presente nos alimentos verde escuros). Como consequência, eles combatem a anemia, desintoxicam o organismo, melhoram a função intestinal e também ajudam a previnir cânceres e radicais livres.

 

3. LARANJA

Alimentos laranjas – como cenoura, abóbora e mamão – são, em sua maioria, ricos em betacaroteno, que reforçam o sistema imunológico e ajudam na manutenção dos tecidos, olhos e cabelos. Esses alimentos ainda têm ação antioxidante e são ótimos aliados para aqueles que gostam de conservar o bronzeado do verão na pele.

 

4. VERMELHO

Quer proteger o coração? Aposte nos alimentos vermelhos. Morango, goiaba, melancia e tomate, entre outros, são ricos em licopeno, vitaminas do completo B e vitaminas A e C, o que, além de ser ótimo para o coração, combate radicais livres, previne contra o envelhecimento e até diminui os riscos de câncer de próstata nos homens.

 

 

5. BRANCO

A cor não chama tanto a atenção quanto as outras no prato, mas não engane-se! Os alimentos brancos – como palmito, alho, arroz, maçã, pera, leite e couve-flor – também fazem muito bem ao corpo. Eles são fonte de cálcio, fósforo, potássio e vitamina B6 e, entre outros benefícios, reforçam a elasticidade dos músculos, fortalecem o sistema imunológico, reduzem o stress e o cansaço e ajudam na manutenção dos dentes e ossos.

 

6. AMARELO

Alimentos como abacaxi, maracujá e milho são ricos em vitamina C e bromelina e, por isso, além de ajudarem no processo de digestão, atuam fortemente no sistema imunológico, elevando a resistência a várias doenças.

 

7. MARROM

Castanha, noz, arroz integral, feijão… A cor não é das mais populares, mas alimentos marrons são grandes fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e vitamina E, fazendo muito bem ao organismo. Entre outros benefícios, eles melhoram o funcionamento do intestino, previnem doenças cardiovasculares e cânceres, atuam como relaxante muscular e ajudam a combater a ansiedade, além de terem propriedades antioxidantes.

 

E aí? Inspirado para fazer um prato bem colorido na próxima refeição?

Uniguaçu