Connect with us



Festa da Tradição

3 Dicas para um Bom Chimarrão

Publicado

em

Safismi

Uma boa cuia, uma boa erva e uma boa térmica. São estes os elementos de um bom chimarrão, segundo o vendedor Marcos Mendonça, da “Vida Verde – Ervas e Cuias”. O empreendedor de Marechal Cândido Rondon investe no ramo desde 2008.

Tudo começou com a venda de erva-mate na região oeste do Paraná. A experiência mostrou a necessidade de oferecer também um material de qualidade para preservar o sabor do chimarrão. Atualmente, Marcos é figura carimbada em todas as feiras do estado do Paraná. “Meu irmão possui uma fábrica em Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, então decidi ajudar como representante na região. Hoje temos mais de cinco mil peças e dezenas de modelos diferentes”, conta Marcos.

Durante a Festa da Tradição 2017, a reportagem da Rádio Jornal conversou com o vendedor, que trouxe algumas dicas para um bom chimarrão.

A CUIA

O hábito e gosto pessoal são determinantes para a escolha de uma cuia. Vamos há alguns exemplos!

CUIA GRANDE

Cuia grande com pé

Não é por acaso que ela é a preferida dos gaúchos. A lógica é simples: quanto mais erva, melhor o sabor.

CUIA COM PÉ

É a preferida dos paranaenses. Em nossa região, os apreciadores do chimarrão não abrem mão da praticidade de uma base para apoiar a cuia em qualquer superfície plana

CUIA SEM PÉ

Cuia sem pe

É a mais comum no Rio Grande do Sul. Entre os gaúchos, dificilmente encontramos uma cuia que não seja deste formato.

CUIA DE RABO

Sim! O linguajar campeiro não deixa dúvidas. Modelos exóticos são um prato cheio para os tradicionalistas.

CUIA DECORADA

Modelos coloridos e com enfeites diversos podem até ser rechaçadas pelos tradicionalistas mais conservadores, mas faltam apreciadores e, principalmente, apreciadoras destas peças. Este modelo com pérolas é produzido artesanalmente e é vendida pelo valor de R$ 100,00.

A TÉRMICA

A garrafa térmica é um dos elementos que mais influenciam na qualidade do chimarrão. O apreciador de um bom mate não pode economizar na hora de adquirir uma térmica. O principal aspecto é a pressão para encher a cuia. Este é o detalhe para aquele chimarrão espumado e com o agradável sabor da erva-mate.

A ERVA

Poderíamos citar também a bomba e a chaleira, mas sem uma erva de qualidade não tem chimarrão. Vale a pena desfrutar do sabor de uma boa erva e, assim, desfrutar a melhor versão da tradicional bebida tão querida no sul do Brasil.

 

Fernando Figa
Redação RJ

 

Uniguaçu