Connect with us



Notícias

Universidades do Paraná estão entre as melhores do país

Publicado

em

Safismi

As universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino do Brasil segundo o Ranking Universitário da Folha 2017 (RUF), da Folha de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (18). Foram avaliadas 195 universidades brasileiras públicas e privadas, de acordo com indicadores como pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. As Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL) aparecem entre as 25 melhores do país.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a 24º lugar com 33 cursos avaliados. A instituição manteve a mesma posição em relação ao ranking publicado nos dois anos anteriores. Entre as universidades paranaenses, a instituição é a segunda melhor colocada.
Os cursos mais bem avaliados foram Agronomia e Ciências Contábeis, ocupando a 10º posição no ranking, e Engenharia Química e Moda classificados em 11º e 14º, respectivamente. Dois indicadores ganharam destaque na instituição: Inovação e Ensino.
O reitor da UEM, Mauro Baesso, comemorou a divulgação do RUF 2017 e a posição ocupada pela universidade que, segundo ele, vem consolidando sua posição de liderança entre as universidades brasileiras.

Baesso também destacou que, com apenas 47 anos, a UEM traz uma particularidade que merece ser citada. Entre os 62 cursos de graduação que a instituição oferece, metade foi criada a partir de 2000. “Isso demonstra que a Universidade ainda está em formação e, ao mesmo tempo, evidencia um forte potencial de crescimento”, diz o reitor.

UEL – A Universidade Estadual de Londrina também manteve a 25ª posição entre as melhores universidades, com 31 cursos avaliados. O curso de Moda subiu uma posição e agora figura entre os cinco melhores. Biomedicina e Biologia também são destaques no ranking, classificados na 9º e 10º posições. A UEL aparece entre as 24 melhores instituições no quesito Inovação.

Entre as 100 melhores instituições de ensino superior, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) subiram de posição em 2017. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) perdeu uma posição e está em 61º, mas manteve os cursos de Turismo, Serviço Social e Agronomia entre os melhores do Brasil.

A UEPG, que ocupava a 57ª colocação, subiu para 54º. O curso de Agronomia aparece entre os melhores avaliados. Os quesitos de destaque da UEPG foram Inovação e Pesquisa.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou na 100ª, oito posições acima do ano passado. A instituição teve 26 cursos avaliados com destaque para Pedagogia e Agronomia. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) subiu 12 posições e agora está entre as 160 melhores instituições. Já a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) subiu uma posição e agora ocupa o 176º lugar no ranking geral.

AEN

Uniguaçu