Connect with us



Destaques

TRE-PR divulga mensagem desmentindo fake news sobre anulação de voto pra presidente

Publicado

em

Safismi

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicou em seu site, nesta terça-feira (2), um alerta desmentindo uma “fake news” que está circulando principalmente pelo Whatapp. Segundo o TRE, “é falsa a ‘informação’ que circula pelo aplicativo WhatsApp de que o eleitor que votar em branco para todos os cargos à exceção de presidente terá seu voto para presidente anulado”.

Esta mensagem que está circulando pela rede social traz o voto para presidente só é considerado válido se os outros votos também forem atribuídos a algum candidato ou partido. O TRE-PR salienta que essa informação não tem nenhum fundamento.

“O voto em branco, assim como o voto nulo não entram na conta dos votos válidos, mas isso não significa que o voto em branco ou nulo para algum cargo anule o voto atribuído a candidato ou partido que concorrem a outro cargo”, traz o tribunal em seu site.

O TRE-PR ainda esclarece que “o voto em branco ocorre quando o eleitor aperta a tecla ‘BRANCO’ e depois confirma; já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido e depois confirma. Em tese, o voto em branco é uma opção do eleitor, que o realiza conscientemente; o voto nulo, por sua vez, simula um equívoco do eleitor”.

Fonte: CBN

Uniguaçu