Connect with us



Destaques

Temer diz que migração de venezuelanos para Brasil e Colômbia ‘perturba’ países da América Latina

Publicado

em

Safismi

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (20), em discurso ao lado do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que a migração de venezuelanos para Brasil e Colômbia “perturba” os países da América Latina.

Santos fez uma visita oficial ao Brasil e participou de uma reunião com Temer e ministros dos dois países no Palácio do Planalto.

Durante a coletiva de imprensa, Temer disse que um dos temas tratados no encontro foi a crise na Venezuela e a saída de habitantes daquele país para os vizinhos.

A Colômbia tem adotado medidas para reforçar o controle na fronteira e a entrada de imigrantes. O Brasil também decidiu reforçar o controle na fronteira, em Roraima.

“Evidentemente, tratamos da situação da Venezuela. Este êxodo venezuelano para o Brasil e para a Colômbia perturba os países da América Latina. Nós fizemos questão de evidenciar que a nossa relação com a Venezuela, para o Brasil e certamente para a Colômbia, é uma relação institucional, é de estado para estado, mas não significa que nós patrocinemos o que está acontecendo na Venezuela sob o foco político”, afirmou Temer.

Juan Manuel Santos também abordou o tema Venezuela. Ele disse que a situação migratória é “inédita” para Brasil e Colômbia e ainda fez um apelo para que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aceite ajuda humanitária oferecida por outras nações.

“Por conta da crise humanitária na Venezuela, nossos dois países recebem venezuelanos que buscam melhores condições de vida. Entramos em acordo para buscar trocar experiências para buscar a melhor forma de lidar com essa situação, que tanto no Brasil quanto na Colômbia é inédita. E fazer um chamdo ao presidente Maduro que aceite a ajuda humanitária que vários países, entre eles Brasil e Colômbia, oferecem”, afirmou o presidente colombiano.

Assinaturas de atos

Depois da reunião entre os dois presidentes, houve uma cerimônia no Planalto para assinaturas de atos entre os dois países.

Foram firmadas uma declaração conjunta sobre certificado digital e um memorando de entendimento para cooperação em temas de micro, pequenas e médias empresas e artesanato.

A assessoria do Planalto ainda divulgou um entendimento entre os países na área de cooperação na agricultura familiar.

G1

Uniguaçu