Connect with us



Destaques

Risco de terremotos na região de São Miguel é baixo, diz especialista

Publicado

em

Safismi

Os tremores de terra registrados na madrugada desta segunda-feira (18/09) na Região Metropolitana de Curitiba assustaram não apenas quem vive nas cidades atingidas, mas também moradores de outras regiões do Paraná. O fato incomum pode ter deixado a dúvida sobre a possibilidade de terremotos em São Miguel do Iguaçu, por exemplo.

Segundo o portal G1, um tremor de terra foi registrado na região de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, na Região Meropolitana de Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (18), segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O abalo sísmico foi sentido em outras cidades do estado.

Especialistas explicam sismos e terremotos são mais comuns nas bordas de placas tectônicas, porém, movimentos de rochas também podem provocar tremores. De acordo com a Geóloga Alessandra de Barros e Silva Bongiolo, membro da Agepar (Associação Profissional dos Geólogos do Paraná), o risco de abalos na região oeste é pequeno, mas não pode ser descartado. “A gente não pode dizer que o risco seria zero, pois as rochas do nosso planeta estão sempre se ajustando. Mas não temos histórico de grandes terremotos na região”, afirma a Alessandra em entrevista à Rádio Jornal AM 1400.

 

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu