Connect with us



Agricultura

Projeto quer desenvolver comércio de organizações de base comunitária

Publicado

em

Safismi

Desafio Conexsus 2018, iniciativa que busca desenvolver negócios comunitários sustentáveis, está com inscrições abertas até o dia 30 de julho. Cooperativas, associações de produtores e organizações de base comunitária podem participar do projeto para se estruturar e aumentar a rentabilidade.

A Conexsus (Instituto Conexões Sustentáveis), um organização sem fins lucrativos, explica que o objetivo é expandir as redes de comércio desses empreendimentos, que sofrem com a baixa agregação de valor dentro das cadeias produtivas em que estão inseridos.

Um exemplo dado pelo Instituto são os indígenas do Mato Grosso do Sul que extraem castanha-do-brasil de florestas nativas e vendem o produto a cooperativas comunitárias. Segundo o grupo, o preço do quilo da castanha nessa negociação é seis reais. Após o beneficiamento, as castanhas são vendidas a intermediários e empresas por R$50/kg. E o preço final do produto chega ao consumidor final por até R$170/kg, diz a Conexsus.

O Desafio pretende, então, desenvolver soluções para ampliar a comercialização e o acesso a crédito das organizações de base comunitária, buscando cadeias de valor mais justas.

Perfil dos inscritos

Já estão inscritos mais de 680 negócios de setores produtivos diversos de todos os Estados brasileiros. As atividades vão desde horticultura orgânica e extrativismo vegetal a artesanato e apicultura. O perfil é de cooperativas e associações de produtores que atuam nas cadeias produtivas de alimentação saudável e sustentável, agrofloresta sustentável, sociobiodiversidade e extrativismo, pesca artesanal, manejo florestal comunitário e turismo de base comunitária.

Cerca de 340 negócios cadastrados até o momento são de base agroecológica e 516 de agricultura familiar, segundo o Instituto. A lista de participantes contempla também comunidades extrativistas e povos tradicionais, como indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos. Uma grande parcela está no entorno de Unidades de Conservação federais.

Programação

Durante os meses de agosto e setembro, a Conexsus vai convidar cerca de 300 empreendimentos inscritos para participar de oficinas regionais. Eles também receberão visitas técnicas do Instituto.

A etapa final começa em outubro, com o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que terá uma jornada de aceleração, oficinas de modelagem de negócios e laboratórios de soluções de comercialização e de crédito e soluções financeiras, que devem abranger um grupo de 70 negócios selecionados entre os participantes.

O Instituto já tem um mapeamento preliminar dos inscritos, divididos por região e setor econômico.

Para realizar o cadastro e acessar mais informações, visite o site do Desafio Conexsus.

 

Uniguaçu