Connect with us



Destaques

Projeto que isenta pessoas de baixa renda do pagamento de inscrição em concursos será votado hoje (15)

Publicado

em

Safismi

As pessoas de baixa renda poderão ficar isentas do pagamento de taxas de inscrição em cursos públicos no Paraná. O projeto de lei nº 223/2017, de autoria dos deputados Felipe Francischini (PSL) e Ney Leprevost (PSD), estabelece a possibilidade e começa a ser discutido e votado na sessão plenária de segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

De acordo com a proposição, os certames realizados pela administração pública direta e indireta no Paraná deverão prever tal isenção em seus editais, para candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; que forem membros de famílias de baixa renda, nos termos da regulamentação do Governo Federal para esse cadastro; e que não tiverem utilizado dessa isenção por mais de três vezes no ano.

A iniciativa é estendida igualmente aos processos seletivos simplificados para contratação de profissionais por prazo determinado, conforme a conveniência e a oportunidade por parte do poder público. Na justificativa da proposta os autores defendem “que é dever do parlamentar garantir a plena integração social da população economicamente desfavorecida, sendo a presente demanda de amplo auxílio para a população paranaense mais pobre”.

Demais projetos – Também em primeiro turno de discussão e votação, o projeto de lei nº 201/2017 dispõe sobre a afixação de avisos em estabelecimentos que fabriquem ou comercializem produtos utilizados na confecção de balões de ar quente não tripulado, com advertências sobre as leis que criminalizam a prática da soltura de balões. Para o autor, deputado Ricardo Arruda (PSL), além de possíveis incêndios em áreas florestais e urbanas, outro perigo representado pelos balões é de colisão do artefato com aviões e helicópteros.

Os parlamentares votam também, e igualmente em primeiro turno, o projeto de lei nº 296/2018, da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui o Dia Estadual de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica, a ser destacado anualmente em 21 de junho.

Em segunda discussão será votado o projeto de lei nº 202/2017, que altera a Lei 18.829/2016, que instituiu o mês Dezembro Laranja, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. A proposição é do deputado Anibelli Neto (MDB), que defende que campanhas publicitárias sobre o assunto sejam veiculadas antes das sessões de cinema no estado.

Terceira discussão – Constam ainda da pauta de votações, em terceira discussão, o projeto de lei nº 537/2016, do deputado Gilberto Ribeiro (PP), dispondo sobre a proibição da cobrança antecipada por exames e medicamentos nos estabelecimentos médicos, clínicas e hospitais do Paraná; e o projeto de lei nº 442/2015, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), criando o Regularizador Social como instrumento para regularização fundiária de ocupações urbanas irregulares.

 

Assessoria

Uniguaçu