Connect with us



Notícias

PRF lança cartilha de prevenção contra o suicídio

Publicado

em

Safismi

A Comissão Regional de Direitos Humanos da PRF no Paraná lançou nesta quarta-feira (12) uma cartilha de prevenção contra o suicídio para seus servidores.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A PRF também faz parte dessa corrente solidária.

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo e policiais também fazem parte dessa estatística.

O objetivo do material didático é orientar servidores, policiais, administrativos e terceirizados. Conhecendo alguns sinais, é possível identificar sintomas e tomar atitudes que podem salvar vidas. A cartilha também traz, além da prevenção, contatos telefônicos caso seja necessário o acionamento.

Para o presidente da comissão, Pedro Carneiro, a cartilha “Servidor da PRF, você tem com quem contar” é um instrumento para iniciar e fomentar o debate sobre suicídio tanto no âmbito da PRF quanto com a sociedade. Falar é o primeiro passo e a principal forma de identificar pessoas em situação de risco de suicídio e a cartilha apresenta a maneira adequada de abordar o assunto.

É importante não ignorar os indícios da ideação suicida nem tratar de maneira preconceituosa a pessoa que está enfrentando esses problemas. Mas o objetivo principal da campanha é o de dizer: “falar sobre suicídio é necessário e não deve ser visto como um tabu”.

A cartilha, em PDF, pode ser baixada no link https://drive.google.com

 

Foz: Rádio Cultura Foz

Uniguaçu