Connect with us



Destaques

Oeste do PR considera Itaipu melhor empresa para desenvolvimento do Estado

Publicado

em

Safismi

O Oeste do Paraná considerou a Itaipu Binacional como a melhor empresa para o desenvolvimento do Estado, de acordo com pesquisa realizada.

A usina ainda foi eleita a segunda melhor para o desenvolvimento do país. Os moradores de 15 cidades da região foram entrevistados para a pesquisa em janeiro de 2019.

Em comparação com levantamentos similares anteriores, é a primeira vez que a Itaipu lidera a lista das companhias do Estado, e ainda figura como a melhor do Brasil.

Na pesquisa, a imagem da usina binacional é positiva para 93,7% dos entrevistados, e a percepção favorável aumenta a cada ano.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 23 de janeiro, com 1,304 pessoas das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Assis Chateaubriand, Guaíra, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Terra Roxa, Matelândia, Corbélia e Altônia. Além disso, foram ouvidos ainda moradores de Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul.

O maior destaque da usina é a geração de energia, seguida da preservação do meio ambiente, geração de emprefos, turismo, desenvolvimento regional e a interação entre Brasil Paraguai.

Um exemplo do aumento é no índice de desenvolvimento regional, que saltou de 76% da última pesquisa em novembro de 2017, para 85%.

A mesma pesquisa ainda indicou que 82% das pessoas são favoráveis a construção das duas novas potes entre o Brasil e o Paraguai. O acordo para a construção já foi assinado.

Entre os 1.304 entrevistados, 619 são do sexo masculino e outros 685 do sexo feminino. Do total, 562 têm ensino fundamental completo, 547 ensino médio incompleto ou completo e 195 cursaram o ensino superior. Do total de entrevistados, 47,1% têm renda familiar de até dois salários mínimos; 47%, de dois a cinco mínimos; e 5,7% têm renda familiar superior a 5 salários mínimos.

ASSESSORIA

Uniguaçu