Connect with us



Notícias

No Paraná, 25,6% dos candidatos faltaram às provas do primeiro dia do Enem

Publicado

em

Safismi

O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), domingo (4), teve o menor número de candidatos ausentes dos últimos anos. Isso apesar do horário de verão que teve início no mesmo fim de semana. Havia o temor que o adiantamento do horário em uma hora poderia fazer com que o número de ausentes fosse muito alto.

Dos mais de 5,5 milhões de candidatos inscritos no País, 4,139 milhões compareceram aos locais de provas, ou 75,1% dos total, contra 24,9% de ausentes. No Paraná o índice ficou em 25,6% — 60.760 dos 237.342 candidatos inscritos faltaram.

A média nacional desde que o exame começou a ser aplicado era de 30% de ausentes e, no ano passado foi de 32%. Em 2016 o índice chegou a 31,2%. O recorde foi em 2009, com 37,7% de ausentes.

A aplicação das provas teve início às 13h30, e teve 5 horas e 30 minutos de duração. Os participantes fizeram redação sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Eles também responderam às questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

O Enem tem sequência no próximo domingo (11), quando serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias, e terá 5 horas de duração para resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Essa é uma das novidades da edição, que também ampliou, em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico.

Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

 

Bem Paraná

Uniguaçu