Connect with us



Agricultura

México e Brasil compartilham experiência em armazenamento de grãos e gerenciamento de riscos

Publicado

em

Safismi

Durante o início da missão, que acontece até 26 de julho na capital mexicana, o Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no México, Crispim Moreira, destacou que tanto a ASERCA quanto a CONAB são patrimônios institucionais de seus respectivos países, portanto a troca de experiências facilitará com que a FAO continue promovendo a cooperação latino-americana entre todos os países da região.

“A FAO apoia as políticas de cooperação e desenvolvimento do México na Mesoamérica e no Caribe, bem como os espaços para o fortalecimento da agricultura familiar que o Brasil impulsiona nos países da América do Sul. Com este intercâmbio, as políticas públicas serão fortalecidas para favorecer as compras públicas, o armazenamento estratégico de grãos, a economia social camponesa e a pequena produção ”, afirmou Moreira.

Alejandro Vázquez Salido, Diretor Geral da ASERCA, expressou seu interesse em conhecer o que o Brasil vem fazendo a respeito do desenho de modelos de armazenamento e mecanismo de regulação e certificação por meio da Conab de forma bem-sucedida há mais de duas décadas.

“O México busca ter uma rede eficiente de armazenamento rural que permita a incorporação de financiamento e uma comercialização organizada. Neste sentido, conhecer a experiência da Conab sobre o desenho de modelos de armazenamento e mecanismo de regulação e certificação será de grande benefício ”, afirmou Vázquez Salido.

Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, Presidente da CONAB, afirmou que o Brasil busca aumentar sua participação no mercado mundial de grãos, por isso é necessário ter as melhores técnicas de armazenamento, políticas de comercialização e estratégias de produção e exportação. “O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açúcar, café, soja, carne bovina e frango. Grande parte dessa produção permanece no mercado interno, por isso temos grande necessidade de implementar políticas de segurança alimentar, comercialização e armazenagem, afirmou o presidente da CONAB.

Agro Link

Uniguaçu