Connect with us



Notícias

Inscrições para 7° FICIENCIAS encerram nesta semana

Publicado

em

Safismi

A professora Regiane Castione, do colégio estadual Professor Flávio Warken, participa da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) desde a primeira edição. Este ano ela vai para a sétima participação no evento e já está com alguns projetos prontos. “É recompensador demais participar”, afirma. As inscrições para a 7ª FIciencias encerram no dia 17 de agosto. Serão selecionados 150 trabalhos de estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina.

Essa troca de experiências e conhecimento entre estudantes de diferentes localidades é um dos pontos que a professora Regiane destaca como positivos da FIciencias. “Cada ano vivenciamos novas experiências, são atividades diferentes que os alunos fazem. Então, para nós, enquanto colégio, se torna um desafio também”, afirma. A FIciencias 2018 será realizada nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, no Hotel Golden Park, no Centro de Foz do Iguaçu.

O evento, de acordo com a professora, faz com que os alunos se “descubram como cientistas”. Ainda segundo ela, depois da primeira vez que participam, tem até briga no colégio, porque fazem questão de ir novamente. Podem se inscrever para a Feira alunos matriculados no 8º ou no 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; da Argentina; e do Paraguai.

Os interessados em participar podem se reunir em grupos de até três alunos, com um orientador com mais de 18 anos, que pode ser professor ou um aluno em fase de graduação ou já graduado, para auxiliar na condução da pesquisa. Os grupos devem elaborar um plano de pesquisa nas áreas de conhecimento de ciências humanas, exatas, biológicas, agrárias, sociais aplicadas, saúde ou engenharias.

O coordenador da FIciencias, Willbur Rogers de Souza, comenta que o objetivo do evento é estimular a iniciação científica desde cedo. Ele ressalta que a Feira tem um caráter inclusivo, e reúne estudantes de escolas públicas, escolas particulares, Instituto Federal e de diferentes regiões do Estado.

A professora Regiane conta que já tem dois projetos preparados para a sétima edição da FIciencias. Para os alunos, segundo ela, é muito importante essa participação. “Já observamos alunos que na escola passaram por dificuldades e, de repente, passaram a ser acreditados porque estavam na FIciencias. Aquilo que não se acreditava, eles mostraram que têm competência”. Ainda conforme a professora, todos os estudantes que ela acompanhou no evento estão atualmente na universidade.

Premiação

A premiação será por categoria. Os três melhores trabalhos, na Classificação Geral da Feira, vão receber valores em espécie. Os projetos que se destacarem em primeiro lugar, por áreas do conhecimento, receberão troféus, e os segundos e terceiros lugares ganharão medalhas.

Além da premiação durante a FIciencias, alguns trabalhos serão selecionados para o Programa de Vivência Estudantil, em 2019. Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional.

O regulamento e as inscrições, que vão até o dia 17 de agosto, podem ser acessados no site da FIciencias: https://www.ficiencias.org/ . A lista dos projetos selecionados para participar da Feira será divulgada no dia 3 de outubro.

FIciencias Kids

Este ano, o FIciencias tem uma novidade: a FIciencias Kids, uma exposição de trabalhos de alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Professores do ensino fundamental 1 que participam da capacitação da abordagem didática do “Ensino por Investigação” serão convidados a mostrar as experiências desenvolvidas com os estudantes em sala de aula durante o evento. De acordo com Willbur, a FIciencias Kids também poderá receber projetos de escolas particulares e de outros professores da rede pública de Foz e região. A expectativa para a primeira edição da “Feira dos pequenos”, que não terá caráter competitivo, é receber cerca de 40 trabalhos.

Parceria

A FIciencias é realizada em parceria entre PTI, Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

Click Noticias

Uniguaçu