Connect with us



Destaques

Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos está em consulta pública

Publicado

em

Safismi

A chegada de uma criança à família traz amor, surpresa, felicidade e muitas dúvidas –principalmente sobre alimentação. Amamentar até que idade? Quando começar a dar alimentos? Que alimentos posso oferecer para bebê? O que é recomendado?

Para ajudar os pais e responsáveis, foi criado o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos, em 2002, com orientações sobre amamentação, introdução alimentar e alimentação de toda a família. Afinal, os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo.

Atualização do Guia

Neste ano, o Guia será atualizado. O documento está em consulta pública até 25 de agosto e sua participação é fundamental. O Ministério da Saúde quer receber contribuições como críticas e sugestões, para melhoria do documento, tanto de conteúdo como de forma.

Acesse o link: e faça as suas contribuições: http://portalms.saude.gov.br/audiencias-e-consultas-publicas/43839-consulta-publica-n-4-guia-alimentar-para-criancas-menores-de-2-anos

A nova edição do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos está alinhada com o Guia Alimentar para a População Brasileira e traz recomendações e informações sobre como alimentar crianças nos dois primeiros anos de vida para promover saúde, crescimento e desenvolvimento. Pretende ser um apoio à família no cuidado cotidiano à criança, tanto nos momentos de dúvida durante o aleitamento materno como no enfrentamento aos desafios cotidianos, no estímulo à prática da cozinha e do comer juntos.

O documento pretende, também, subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores, e ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. É essa a perspectiva, apresentar as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade.

Blog da Saúde / Ministério da Saúde

Uniguaçu