Connect with us



Destaques

Governo divulga tabela com datas para o pagamento do IPVA 2019

Publicado

em

Safismi

A tabela com as datas para o pagamento do IPVA 2019 já foi publicada pelo Governo do Estado. No próximo ano, os proprietários de veículos terão um prazo maior para pagar o imposto, entre os dias 24 e 30 de janeiro, variando de acordo com os números finais das placas. Um e dois, por exemplo, o pagamento vence no dia 24, 3 e 4, dia 25, 5 e 6, dia 28, 7 e 8, dia 29, e nove e zero, dia 30 de janeiro. Quem pagar à vista terá 3% de desconto. O contribuinte também vai poder dividir o imposto em até três vezes sem juros.

Par isso, as guias de recolhimento deverão ser impressos no Portal da Secretaria Estadual de Fazenda, que é o www.fazenda.pr.gov.br. Já quem optar por pagar à vista vai receber o carnê em casa, pelos Correios.

O IPVA está entre as diversas despesas já conhecidas dos brasileiros sempre para o início do ano. Além do imposto estadual, costuma pesar no bolso do contribuinte o IPTU, o material escolar dos filhos e a renovação de diversos serviços e seguros que costumam sofrer reajuste em janeiro.

Para o economista Marcos Rambalducci, é preciso se planejar. No caso do IPVA, por exemplo, de acordo com ele, o mais indicado é pagar à vista e aproveitar o desconto. Já em caso de parcelamento, o contribuinte precisa ficar ligado pra não atrasar nenhuma parcela.

Já em relação ao conjunto de despesas, o economista destaca que o que pode ajudar é o 13º salário, além de reservas financeiras que, eventualmente, o contribuinte conseguiu fazer ao longo do ano.

CBN

Uniguaçu