Connect with us



Notícias

FAESI recebe visita de alunos do programa ‘Um olhar para o Futuro’ de Missal

Publicado

em

Safismi

Na tarde desta quarta-feira (07), as crianças que integram o projeto ‘Um olhar para o Futuro’, desenvolvido pela Cresol Costa Oeste, estão participando de diversas atividades recreativas na FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.

No período da manhã, os alunos do 4º ano das escolas do campo de Missal conheceram a sede da Cooperativa, que fica em São Miguel do Iguaçu.

Após o almoço, elas foram direcionadas para a faculdade, conheceram a estrutura da instituição, passearam pela trilha ecológica, pelos laboratórios e brincaram muito no ginásio poliesportivo.

O PROJETO

O Programa Um Olhar para o Futuro foi desenvolvido pelo Instituto INFOCOS e Central Cresol Baser através de um projeto piloto no ano de 2011, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar, a fim de despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual.

Em cada encontro são trabalhos diferentes eixos, sendo eles:

1. Somos seres sociais e cooperativos: Aprimoramento do conhecimento existente nas relações humanas, além de utilizar de contos infantis, temas que representem a cooperação, solidariedade e ajuda mútua.

2. O que é cooperativismo: Conhecimento do significado Cooperativismo, como é organizado no município, no Brasil e no Mundo.

3. Surgimento do cooperativismo: Apresentação da organização dos trabalhadores, união em prol do benefício coletivo, história da cooperativa singular (porque surgiu).

4. Como funciona uma cooperativa: A Participação igualitária, benefícios comuns, necessidades econômicas/ sociais/ culturais.

5. Educação financeira: Ressalta a importância dos conceitos de disciplina e poupança. Consequentemente, as principais ações e o reflexo da Cooperativa singular para o município.

6. Valores e princípios cooperativistas: Como é a sociedade cooperativista sendo norteadas pelos princípios e os valores cooperativistas.

7. Tipos de cooperativas existentes no Brasil: Apresentação de alguns ramos cooperativos – crédito, produção, comercialização.

8. Intercâmbio – visitas às cooperativas locais: Conhecendo a Cooperativa de Crédito, ou outra Cooperativa do Município. Conhecer suas funções e ações coletivas.

Hoje as crianças foram até a cooperativa para conhecer a equipe e quais os trabalhos que são desenvolvidos na unidade.

Eles tiveram a oportunidade de tirar senhas, ir até o caixa e conversar com os analistas e integrantes dos conselhos.

Os demais municípios também realizarão esse encerramento em São Miguel do Iguaçu.

 

Assessoria

Uniguaçu