Connect with us



Esporte

F-1 aprova mudanças no carro para beneficiar patrocinadores

Publicado

em

Safismi

As equipes da F1 concordaram em promover mudanças no desenho dos carros para a temporada de 2019, com o objetivo de ampliar os espaços para estampar os logos dos patrocinadores. As informações são da revista inglesa Autosport e, segundo a publicação, a proposta foi discutida na semana passada, durante a primeira reunião do Grupo de Estratégia.

As propostas foram trazidas por cinco equipes, sendo que duas ideias foram acordadas e devem ser adotadas para a temporada 2019. As alterações são basicamente aerodinâmicas.

Os defletores terão de ser mais baixos, permitindo melhor visibilidade para a parte lateral do chassi, próximo às pernas dos pilotos – um local considerado privilegiado para patrocinadores. Além disso, será obrigatório abrir um espaço na parte superior das asas traseiras, sem bloqueios das lâminas, para seja possível a colocação dos logotipos.

Houve também a discussão para simplificar as asas dianteiras com menos elementos por motivos de patrocínio, mas o consenso foi de que o impacto aerodinâmico seria muito grande para justificar uma mudança que não tem causa técnica.

No ano passado, as equipes revelaram pontos de vista conflitantes quanto à adoção das barbatanas de tubarão – sendo a McLaren a mais crítica -, afirmando que o elemento comprometia a visão dos logos na asa traseira. A peça foi proibida para 2018, também por motivos estéticos, mas foi tema de discussão novamente no encontro em Londres. No entanto, não há planos para um novo retorno.

Gazeta Esportiva

Uniguaçu