Connect with us



Notícias

Educadores da rede estadual realizam paralização nesta quinta-feira

Publicado

em

Safismi

Educadores da rede estadual de ensino paralisarão as atividades nesta quinta-feira, 30. A mobilização marca trinta anos da ação violenta contra professores em greve, ocorrida no dia 30 de agosto de 1988, em frente ao Palácio Iguaçu, durante o Governo Álvaro Dias.

Os trabalhadores em educação realizarão ato público em Curitiba (PR), reunindo servidores de todo o estado. Educadores de Foz do Iguaçu e região que integram a base de abrangência da APP-Sindicato/Foz fortalecerão a mobilização na Capital do Estado.

Em São Miguel alguns professores da rede estadual irão aderir a paralização o que afetará as aulas de amanhã, porem segundo os colégios os alunos que comparecerem as aulas serão atendidos normalmente.

A paralisação referente ao “30 de Agosto” acontece todos os anos, desde 1988. A data é considerada de luto e de luta pelos educadores, que suspendem as atividades para denunciar a violência, reivindicar direitos trabalhistas e cobrar investimentos e melhorias para a escola pública.

Conforme Diego Valdez, presidente da APP-Sindicato/Foz, as manifestações em referência às três décadas da repressão contra educadores em 1988 farão analogia ao caso mais recente de violência contra a categoria, ocorrido em 2015. O ato ainda exigirá o cumprimento da pauta dos servidores.

“As repressões contra os educadores em 1988 e 2015, nos governos de Álvaro Dias e Beto Richa, marcaram a categoria e chocaram toda a sociedade”, frisa Valdez. “Mas devemos denunciar também a violência diária a que somos submetidos nas escolas, com direitos negados e medidas truculentas de sucessivos governos”, destaca.

Portal da Cidade de Foz  do Iguaçu

Uniguaçu