Connect with us



Notícias

Descarte consciente do Óleo de Cozinha Usado apresenta resultados positivos em Santa Terezinha de Itaipu

Publicado

em

Safismi

Um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. Sabendo da importância do descarte consciente, em Santa Terezinha de Itaipu, a coleta do óleo de cozinha usado foi inserida no calendário da Coleta Seletiva.

De acordo com o coordenador do Centro de Triagem da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti), Darlei Souza, o descarte consciente além de contribuir com o meio ambiente, auxilia também o trabalho realizado pelos agentes ambientais do município. “Mensalmente está sendo coletado 200 litros de óleo de cozinha usado. Além disso, ao longo de 18 meses, foram coletados cerca de 3 mil litros. Os números são bastante expressivos e contribuem com o trabalho realizado pelos catadores, mas principalmente, com o meio ambiente”, explica.
“A Acaresti tornou-se referência na destinação correta do óleo de cozinha usado, por isso, para que continuemos a apresentar excelentes resultados, o ideal é que cada morador armazene o óleo em uma garrafa pet com tampa, quando a mesma estiver cheia deverá ser fechada e colocada juntamente com os materiais recicláveis na bolsa de coleta”, acrescenta o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.

Destinação correta

Todo óleo coletado é destinado à ACARESTI (Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) que por sua vez reutiliza o produto na fabricação de sabão e detergentes. Vale destacar, que o projeto está dentro dos pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social, gerando um produto com agregação de valores, além de contribuir com a renda das famílias integrantes da Associação de Catadores.

 

Assessoria

Uniguaçu