Connect with us



Notícias

Cuidados pré e pós-operatórios a pacientes bariátricos é tema de palestre em STI

Publicado

em

Safismi

Pacientes que já realizaram a cirurgia bariátrica e aqueles que ainda estão na fase de exames pré-cirúrgicos, participaram de uma palestra na noite do dia 5 de setembro, no Centro de Especialidades Médicas de Santa Terezinha de Itaipu. Na ocasião, eles foram recebidos pela prefeita em exercício Neide Mariot Corrente, pela secretária de Assistência Social Ellis Regina Eberhard, pelo secretário de Saúde Fábio de Mello e equipe multiprofissional.

Os pacientes foram orientados quanto aos cuidados que devem manter no pré e pós-cirúrgico. Na oportunidade, os pacientes trocaram experiências e anseios de quem ainda está na expectativa de uma vida melhor. “Eu já deveria ter feito a cirurgia bariátrica por questões de saúde, mas por causa de medo ainda não fiz. Agora estou com coragem, pois preciso muito fazer. Eu espero que minha vida melhore depois da cirurgia, estou com um grave problema de coluna e meu ortopedista disse que eu preciso emagrecer. Quero poder fazer caminhadas novamente”, contou a aposentada Joanilde Correia.

Já a jovem Emily Ascari revelou que fica cansada com facilidade e quer mudar esse quadro. “Tenho dores nas pernas mesmo quando caminho poucos metros ou subo escadas, por isso decidi procurar a secretaria de Saúde para realizar a cirurgia bariátrica. Estou bem ansiosa e confiante de que vai dar tudo certo”, comentou Emily.

Para quem já passou pelo procedimento, sabe a melhora que trouxe á saúde. Jeferson Evaldo dos Santos chegou a pesar mais de 170 quilos, tendo vários problemas de saúde como pressão alta e níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Hoje garante levar uma vida normal e saudável, seguindo as orientações repassadas pela secretaria de Saúde. “Procuro comer a cada duas ou três horas, não deixo passar disso, faço atividades físicas. Mantenho os cuidados necessários para uma vida saudável após a cirurgia”, comentou.

De acordo com a prefeita em exercício, Neide Mariot Corrente, essa troca de experiências serve de motivação aos futuros novos pacientes. “Esse encontro motiva aquelas pessoas que pretendem realizar a cirurgia bariátrica e mostra a elas a melhora na qualidade de vida dos pacientes que realizaram a cirurgia”, finalizou.

Assessoria

Uniguaçu