Connect with us



Notícias

Cras de Medianeira promove reunião sobre Bolsa Família

Publicado

em

Safismi

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS reuniu pais e/ou responsáveis para conversar sobre as Condicionalidades do Programa Bolsa Família dando enfoque para o Descumprimento em Educação, crianças e adolescentes com baixa frequência e/ou evasão escolar. A reunião foi conduzida pela Pedagoga Neli Garcia com apoio da psicóloga Cheila Bahnert e o estagiário em Psicologia Jonathan Santos.

Condicionalidades são as exigências do programa para que a família receba o benefício. Além disso, elas são compromissos que as famílias assumem junto ao governo federal e são de fundamental importância para a manutenção do programa. As condicionalidades são na área de Saúde, Educação e Assistência Social e devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso. Elas são de fundamental importância e devem exigir a atenção das famílias beneficiárias.

Quando o jovem percebe que os pais ou responsáveis possuem interesse em relação a sua vida escolar e as experiências que constrói com a mesma, ele sente-se valorizado, pois é desta maneira que a criança e adolescente pode desenvolver de forma segura a sua autoestima. Demonstrar interesse nas questões escolares dos filhos é parte fundamental do processo de aprendizagem e da elaboração social dos mesmos.

Quando os pais ou responsáveis se permitem conhecer o ambiente escolar, isso possibilita que estudante crie confiança sobre este espaço como “se meu responsável conhece este local e permite que eu esteja aqui, é porque este lugar me faz bem e é necessário para mim”. Por isso, é fundamentalmente essencial, a presença e participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos filhos ou dependentes.

Foi um momento de grande valia onde pode-se ouvir os pais, trocar ideias, sugestões, e pensar juntos buscando a resolução do problema.

 

Assessoria

Uniguaçu