Connect with us



Esporte

Copa tem primeiros duelos das oitavas de final definidos

Publicado

em

Safismi

A semana de definição das oitavas de final da Copa do Mundo deu seu primeiro passo nesta segunda-feira (25) com a última rodada dos grupos A e B. Em jogos simultâneos, cada grupo teve seu primeiro e segundo colocados conhecidos, além disso as seleções descobriram o lado da chave que enfrentarão em busca do título.

É na última e decisiva rodada da fase de grupos que acontecem as únicas partidas simultâneas da Copa, uma vez que os resultados podem influenciar quem avança e quem é eliminado. Na abertura da rodada, às 11h (de Brasília), naturalmente, o grupo A foi o primeiro a ser definido, ainda que Rússia e Uruguai já haviam garantido a classificação ainda na segunda rodada, após ambas as seleções vencerem os dois primeiros jogos.

Em confronto direto, portanto, os dois líderes do grupo decidiram a posição que avançariam para as oitavas. Melhor para os uruguaios, que, inspirados, não deram chance à anfitriã e venceram por 3 a 0, com gols de Suárez, Cheryshev e Cavani. Assim, o Uruguai assegurou o primeiro lugar e o confronto com o segundo classificado do grupo B. Ainda no grupo A, Arábia Saudita e Egito se enfrentaram já eliminadas e a Arábia conseguiu deixar a competição com um triunfo.

A situação no grupo B não era tão simples antes da bola rolar, às 15h. Com o grupo embolado, Portugal e Espanha, com quatro pontos tinham uma pequena vantagem em relação ao Irã, com três. Dessa forma, as seleções ibéricas precisavam de pelo menos de uma combinação de empates para confirmarem as vagas na próxima fase, e foi exatamente o que aconteceu.

O que poucos esperavam era que o grupo com a atual campeã da Eurocopa e a campeã mundial de 2010 fosse ser tão complicado para elas. Acompanhadas de Irã e Marrocos, os ibéricos suaram para segurar o empate nesta segunda. Contra o Marrocos, a Espanha se viu eliminada por alguns minutos quando o time africano passou na frente no placar, mas conseguiu arrancar a igualdade no final. Já a equipe portuguesa viu Cristiano Ronaldo perder um pênalti e quase sofreu a virada do Irã, que pressionou até o último segundo.

Com os resultados, e graças à quantidade de gols pró, a Espanha se classificou em primeiro do Grupo B e, assim, encara nas oitavas a Rússia, segunda colocada do A. Já o líder do Grupo A, Uruguai, faz duelo com Portugal. A definição das oitavas de final será feita dessa forma até quinta-feira (28), tendo dois grupos, por dia, decidindo seus classificados. Nesta terça (26), é dia do Grupo C, a partir das 11h, que tem o Peru já eliminado e às 15h, o Grupo D, que conta com todos as seleções ainda com chances.

Gazeta Esportiva

Uniguaçu