Connect with us



Notícias

Compliance é tema de palestra na segunda noite da Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Publicado

em

Safismi

Na noite desta terça-feira (30), o Advogado Willian Julio de Oliveira ministrou uma palestra com o tema “Compliance no novo ambiente de negócios? A importância para profissionais da contabilidade e administradores”, no auditório da FAESI.

“Nós estamos aqui a convite do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Osni Zanoni, e nós vamos abordar três aspectos principais: transmitir aos acadêmicos o conceito de compliance, mostrar a importância desse tema no pós-graduação como diferencial competitivo no mercado e, por último, o compliance como aspecto de gestão e a importância da adoção nos escritórios de contabilidade que eles forem atuar”, destacou o palestrante.

A atividade integra a programação da XIV Semana Acadêmica de Ciências Contábeis na FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.

Na oportunidade, Oliveira ainda opinou sobre os principais desafios que os futuros profissionais encontrarão no mercado de trabalho. “Eu acredito que o número está em compreender melhor as necessidades do seu cliente e se colocar de maneira pró-ativa, no sentido de ajudá-lo na tomada de decisão e criar, especificamente na questão da contabilidade, mecanismos de proteção e controle para as empresas”, afirmou.

A programação da Semana Acadêmica encerra na quarta-feira (31), com a palestra “A contabilidade como agente integrador das ferramentas de gestão empresarial”, ministrada pelo palestrante Sidney dos Santos Franco.

COMPLIANCE (Fonte: JusBrasil)

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.

Quando surgiu a atividade de compliance, principalmente nas instituições financeiras, a maioria direcionou a atividade para ser desempenhada pela assessoria jurídica, considerando a expertise dos mesmos nas interpretações dos instrumentos legais. As empresas que possuem grande responsabilidade jurídica e normativa em seus atos, são as que mais precisam implantar um departamento que garanta a conformidade de seus atos ou, pelo menos, ter uma assessoria externa para agir em apoio à sua alta direção.

 

Assessoria

Uniguaçu