Connect with us



Chega Mais

Como tratar uma unha encravada

Publicado

em

Safismi

Se você já teve unha encravada alguma vez sabe como essas danadas doem e incomodam. O pior é que esse não é o único problema que elas trazem à tona! Para piorar elas podem acabar facilitando o desenvolvimento de uma série de doenças terríveis, então não dá para brincar com elas, não! É fundamental que quem sofre com esse problema cuide dele com muita atenção, para que não acabe se agravando e virando algo muito mais complexo do que já é! Sendo assim, a seguir vamos falar sobre como você pode cuidar da unha encravada, o que ela é e como resolvê-la de uma vez por todas, para que ela deixe de ser uma perturbação na sua vida!

O que é a unha encravada?

É quando a unha cresce de uma forma que acaba sendo coberta pela carne. Essa unha então começa a machucar e a incomodar. Há o risco de abrir feridas e é necessário retira-la o quanto antes.

Como cuidar desse tipo de unha?

Existem muitas formas para se cuidar da unha encravada. Se a unha não está profundamente encravada você pode levantar o seu canto e colocar um pedaço de gaze entre a carne e a sua unha. Com isso muitas vezes a unha descola da pele em questão e se desencrava sozinha. Agora, se a situação é um pouco mais grave e você vê que a região está avermelhada é importante apostar no uso de pomadas antibióticas.

O que não fazer quando tiver unha encravada?

Algumas atitudes podem até piorar a situação das unhas encravadas, por mais que você acredite que o que está fazendo é para melhorar. A seguir citamos os principais exemplos…
• Cortar deliberadamente a parte da unha que encravou, sem maiores cuidados;
• Fazer um corte na unha que tenha formato de “V”;
• Colocar um curativo exageradamente apertado na região;

Esse tipo de problema pode exigir uma visita ao médico?

Sim. Em alguns casos o ideal é você consultar um médico se estiver sofrendo com unhas encravadas. Que casos seriam esses?

-Se você tem diabetes;
-Se a inflamação está grande demais e é clara a presença de pus;
-Se o seu dedo inchou muito e você percebe que a circulação na área está prejudicada;

Se estiver com pus só dá para tratar indo no médico?

-Idealmente sim! Unha encravada com pus é normalmente caso de dermatologista. Caberá a ele prescrever pomadas que contem com a presença de antibióticos afim de conter a infecção, para só depois você (ou algum podólogo, ou seja, especialista) mexer novamente na área.

Pode ser necessário fazer cirurgia?

Infelizmente isso pode acontecer… Isso porque, em alguns casos, é necessário retirar carne esponjosa da região inflamada. Quando aparece essa carne ela não sai naturalmente, então o jeito mais correto de proceder é operando, mesmo!

Mas não se preocupe! Se esse for o seu caso saiba que vão te dar anestesia local e a sua unha dificilmente terá que ser retirada. O que vão fazer é cortar a carne que surgiu como fruto da inflamação, e talvez usem alguma substância específica, como nitrato de prata.

Existe alguma forma de evitar que as unhas fiquem encravadas?

O ideal é sempre cortar as suas unhas bem retas, porque assim elas dificilmente vão acabar encravando. Vale dizer que cortar só a parte de cima de forma reta pouco adianta… É necessário cortar também as laterais das unhas.

Também é importante evitar usar sapatos apertados demais, e o ideal é que você nunca deixe de trocar as suas meias todos os dias, porque micro-organismos ficam nos tecidos e se você repetir o uso eles vão te infectar, muito provavelmente. Esses são cuidados básicos que muita gente esquece, e por isso lidam com esse problema muito mais do eu deveriam lidar! Como você pode ver unha encravada faz parte da vida de todo mundo e é uma realidade que a maioria de nós pode ter que enfrentar algum dia, mas com certos caprichos e atenções com nós mesmos é perfeitamente possível evitar que a situação se torne catastrófica! Sendo assim, cuide-se bem sempre!

Uniguaçu