Connect with us



Chega Mais

Como Escolher a panela ideal: Conheça os tipos e para cada preparo cada uma é indicada

Publicado

em

Safismi

Toda pessoa que cozinha é adepto a uma boa panela, não é verdade? Porém são tantos tipos de panelas que fica difícil saber qual é a mais adequada para fazer pratos especiais. Tem panela de vidro, de inox, de barro, de ferro, de pedra, entre outras, o problema é escolher a panela ideal. Para ajudar você selecionamos alguns tipos de panelas.

Panela Teflon

Essa panela é ideal para quem não quer usar óleo no preparo dos alimentos, pois ela não gruda, pois é antiaderente. Para manusear os alimentos dentro da panela é importante usar colheres de silicone, caso comece a descascar é preciso substituir a panela o mais rápido possível para não contaminar os alimentos. As panelas devem ser usada com fogo baixo para evitar que os resíduos da panela se soltem.

 

Panela de Barro

Esse tipo de panela é perfeita para o preparo de sopas e caldos, pois conserva o calor por muito mais tempo, porém é mais difícil de limpar por apresentar uma superfície porosa. A panela de barro não faz mal para a saúde das pessoas.

Panela de Cerâmica

As panelas de cerâmicas são atóxicas e de fácil limpeza, essa panela mantém a caloria por mais tempo, por isso é indicada para cozinhar alimentos por mais tempo. é preciso averiguar se a panela tem selo que indica que é atóxica, que não vai soltar resíduos, pois algumas podem ser antiaderente.

 

Panela de Alumínio

A panela de alumínio não é prejudicial à saúde, porém é preciso tomar certos cuidados na hora de preparar alimentos muito ácidos, como molhos e vinagrete, pois podem ser contaminados por alumínio. Especialistas afirmam que a dissolução de alumínio nos alimentos é menor que 3% do limite que ´´e admissível para o organismo sem fazer mal.

 

Panela de Inox

A panela de inox, ao contrário do que as pessoas pensam, não é a melhor para a saúde, pois ela libera pequenas quantidades de níquel para os alimentos. Portanto é preciso evitar o cozimento de alimentos que são ricos em enxofre, como por exemplo, a cebola, o repolho, a couve-flor, o brócolis, uma vez que eles aumentam a contaminação com níquel. Elas não são ideais para fazer frituras, pois aumentam a contaminação por níquel.

 

Panela de Ferro

A única desvantagem da panela de ferro é o peso, pois ela é indicada para o preparo de todos os alimentos, especialmente para pessoas que apresentam deficiência de ferro no organismo. A panela de ferro libera o mineral nos alimentos.

 

Panela de Titânio

Essa é uma das panelas mais indicadas, pois não é tóxica, nem oferece risco de contaminação. A panela de titânio é indicada para o preparo de todos os alimentos, inclusive para frituras e grelhados, se for bem conservada a panela de Titânio pode durar por toda a vida.

Uniguaçu